Freepik
Freepik

Podcast Trabalho Mental aborda longevidade no 5º episódio

Série de podcasts que faz parte do projeto Sua Carreira Estadão aborda relação entre carreira, trabalho e saúde mental; último episódio da temporada fala da carreira após os 50 anos de idade

Redação, O Estado de S.Paulo

20 de outubro de 2020 | 16h00
Atualizado 17 de novembro de 2020 | 16h00

Os desafios do mercado de trabalho e seus impactos no bem-estar e na saúde mental dos profissionais são tema da nova série de podcasts do Estadão, Trabalho Mental, que estreou no dia 20 de outubro. A produção faz parte do novo projeto editorial multimídia, intitulado Sua Carreira.

Ao longo de cinco episódios, serão abordados temas como burnout, as chamadas soft skills, ambientes tóxicos de trabalho, cultura do elogio, produtividade, ansiedade, síndrome do impostor e as perspectivas de carreira para quem tem mais de 50 anos. 

A apresentação do podcast fica por conta da editora de Carreiras & Empregos do Estadão, Ana Paula Boni. No episódio de estreia, ela entrevistou Ana Maria Rossi, psicóloga e presidente da International Stress Management Association do Brasil (Isma-BR), sobre estresse e síndrome de burnout.

Ana Maria nos conta a diferença entre estresse (o fenômeno, que pode ser positivo ou negativo) e o burnout (a consequência, o efeito emocional, que sempre é negativo e está ligado ao trabalho). O burnout tem ficado tão frequente nos últimos tempos que, em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) oficializou o problema como uma doença ligada ao trabalho.

 

No segundo episódio, sobre soft skills, o entrevistado é o psicólogo Dante Mantovani. Formado em Engenharia e Psicologia, ele dá aulas sobre Gestão Estratégica de Pessoas na Fundação Instituto de Administração (FIA) e faz treinamento de equipes de lideranças em empresas. Para isso, usa ferramentas para gestão de conflitos e escuta ativa.


No terceiro episódio, sobre a síndrome do impostor, a entrevistada é Carine Roos, especialista em liderança feminina e cofundadora da escola Elas, além de CEO da consultoria em lideranças femininas UPWIT.  Carine nos conta como a síndrome atinge mais frequentemente as mulhres por uma questão cultural da nossa sociedade, tendo ela mesma já vivenciado o problema - e por isso agora ajuda outras mulheres a lidarem com a questão.


No quarto episódio, o assunto abordado é produtividade, autogestão do tempo no home office e ansiedade. Quem conversou com o podcast foram Isis Borge, diretora da holding de recrutamento Talenses Group, e a psicóloga Ana Carolina Peuker, CEO da startup de saúde mental Bee Touch.

Pesquisa do Talenses Group mostra que 70% dos entrevistados disseram que sua produtividade no home office é muito alta durante a pandemia. Além disso, 74% também afirmaram que a quantidade de tarefas do trabalho aumentou. Para Isis, que coordena seleção de equipe e treinamentos em empresas, ter anotações sobre as tarefas diárias ajuda a controlar o tempo e o que é prioridade naquele dia.


No quinto e último episódio desta temporada do Trabalho Mental, o tema é longevidade e como gerir a carreira após os 50 anos de idade. Quem fala sobre o tema no episódio são a especialista Márcia Tavares, fundadora da startup WeAge, que oferece educação de longevidade para a força de trabalho, e Sérgio Serapião, fundador da Labora e líder e fundador do Lab 60+.

No Brasil, 10% da população tinha mais de 60 anos no ano de 2010. A projeção é que esse número chegue a alcançar 30% em 2050, segundo o IBGE.


Todos os episódios têm a seção Suas Dúvidas, apresentada pela repórter Anna Barbosa. Se você tem dúvidas ou sugestões, é possível falar conosco pelo número de WhatsApp (11) 99350-7355, pelo e-mail podcast@estadao.com e pelas redes sociais do Estadão, usando a #suacarreira.

Os episódios do Trabalho Mental estão disponíveis em todas as plataformas de podcast, além de YouTube e do site do Estadão.

Vem Pensar com a Gente

Confira outras reportagens do Sua Carreira:

Muito além do salário: profissionais miram benefícios ao escolher empresas

De autoconhecimento a estágio em empresas: como as escolas reinventam a orientação para a carreira

Glossário: sua carreira de A a Z

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.