
23 de agosto de 2020 | 05h00
Uma nova campanha do Estadão entra no ar neste domingo, 23, com o posicionamento de marca “Vem pensar com a gente”. A ideia é, em tempos de polarização nas redes sociais, convidar toda a sociedade a debater, a partir de sólidas bases de informação, temas importantes para o desenvolvimento do Brasil no longo prazo. O primeiro filme da campanha, que foi criada pela agência Lew’Lara\TBWA, estreia no intervalo do Fantástico, da Rede Globo.
O filme, no entanto, é somente o pontapé inicial de uma campanha multiplataforma que vai se estender pelas próximas semanas, com a continuidade da exibição em televisão – tanto nos principais telejornais quanto nas novelas e programas de entretenimento da Rede Globo –, mas também em mídia online, rádio e impressa, incluindo todas as plataformas do Estadão. O objetivo é mostrar que a marca de 145 anos está disposta a inovar, aprender e evoluir a partir do constante intercambio de ideias com seus leitores, oferecendo sua curadoria de informação como ponto inicial para o diálogo social.
A campanha começou a ser desenvolvida no início do ano, a partir de uma imersão da equipe da Lew’Lara\TBWA e de pesquisas qualitativas sobre a imagem do Estadão com o público. E logo ficou claro o anseio das pessoas pelo diálogo de qualidade e também a necessidade de a marca se mostrar disposta a ouvir. “O Estadão tem a credibilidade de 145 anos de história. Fomentaremos ainda mais o diálogo, buscando sempre criar um impacto positivo na sociedade”, diz Leonardo Contrucci, diretor executivo de estratégias digitais e mercado leitor do Grupo Estado.
Como a nova campanha deixa claro, o convite “Vem pensar com a gente” celebra a importância da liberdade de informação e do pensamento crítico – as melhores ferramentas contra as notícias falsas e a desinformação. Para Roberto Crissiuma Mesquita, presidente do conselho de administração do Grupo Estado, é um marco na história da companhia. “Com esse novo posicionamento, reforçamos o propósito do Estadão de gerar impacto positivo na vida das pessoas e do País, através de uma relação próxima e de confiança com a sociedade, por meio de conteúdos úteis, confiáveis e relevantes”, afirma.
O Estadão também vai, a partir de agora, propor debates e receber ideias de assuntos vistos como essenciais por seus leitores. Junto com a campanha “Vem pensar com a gente”, a empresa lança a iniciativa editorial “Retomada Verde”, que tem o objetivo de mostrar como a sustentabilidade em seu conceito mais amplo pode ser inserida no projeto de desenvolvimento do País depois da pandemia de coronavírus. O Estadão vai publicar, em todas as suas plataformas, uma série de reportagens especiais, vídeos e conteúdos multimídia para incentivar as pessoas a pensarem sobre esse tema. A empresa ainda promoverá seminários online com o tema “Retomada Verde”.
A partir da iniciativa sobre sustentabilidade e de outros assuntos que serão introduzidos nos próximos meses, o diretor de jornalismo do Grupo Estado, João Caminoto, espera que a companhia possa abrir espaço para o debate em um momento ainda pautado pela polarização. “A nossa missão é oferecer à sociedade brasileira informação correta, atualizada e criar um diálogo aberto sobre os principais temas da nossa atualidade”, diz o executivo. “Em um cenário tão desafiador como o atual, o jornalismo tem um papel importante na construção da história do País.”
Além de se mostrar aberto ao debate, o Estadão aproveita a oportunidade para ressaltar que o jornal é hoje um ambiente multiplataforma, englobando site, celular, tablet, impresso, podcasts e rádio. A marca tem uma importante presença nas mídias sociais, com mais de 20 milhões de seguidores nos perfis no Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok e YouTube. “A profunda transformação na forma que a sociedade gera e consome conteúdo fez com que o Estadão se tornasse multiplataforma. Queremos construir uma relação, um diálogo com a sociedade brasileira nas diferentes formas em que nosso jornalismo é acessado”, ressalta Francisco Mesquita, diretor-presidente do Grupo Estado.
O sócio-fundador da Lew’Lara\TBWA, Luiz Lara, diz que a revolução digital do Estadão foi vital para o desenvolvimento do conceito “Vem pensar com a gente”. Com a maior parte dos leitores agora concentrada no mundo online, explica Lara, é possível partir para o diálogo – com a maturidade para escutar opiniões distintas e até mesmo lidar com discursos inflamados dos “haters” presentes nas redes sociais. “Este novo posicionamento evidencia essa postura interativa e relacional que o Estadão, como curador, terá num diálogo permanente com seus leitores que querem refletir, ler, ouvir, ver e compartilhar as notícias”, diz o publicitário.
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23 de agosto de 2020 | 05h00
Junto com o reposicionamento "Vem pensar com a gente", com o qual o Estadão pretende intensificar uma postura aberta ao diálogo com os leitores, a partir do debate de temas importantes para o desenvolvimento do País, a marca de 145 anos de tradição vai ganhar mudanças sutis, com o objetivo de modernizar o logotipo e deixá-lo mais "digital".
A primeira mudança, de acordo com Márcia Esteves, presidente da agência de publicidade Lew’Lara\TBWA, está na cor. O azul escuro foi substituído por uma tonalidade mais clara, que remete a grandes marcas do setor de tecnologia, incluindo Google, Twitter e Microsoft. Houve também uma mudança na tipologia da marca, que ficou mais leve, segundo a executiva.
"Fizemos pesquisas quantitativas e qualitativas sobre o Estadão e percebemos que as pessoas estão em busca de informação de qualidade. Isso não mudou”, explica a presidente da Lew’Lara\TBWA. "Também notamos que o que importa é a mensagem, e não o meio. Por essa razão, era importante informar que o jornal hoje é multiplataforma. Como faz o melhor jornalismo do País, o Estadão está bem posicionado para estimular o exercício da liberdade de pensamento." A executiva ressalta que as mudanças na marca vieram para justamente deixar essa vocação digital mais evidente.
Por fim, houve também uma mudança importante no Ex-Libris, que mostra um entregador de jornal sobre um cavalo e é o principal símbolo do Estadão. O Ex-Libris, que sempre foi posicionado à esquerda do nome do jornal, agora está à direita. É um ajuste que embute uma mensagem importante, de acordo com Márcia Esteves. "A ideia é mostrar que o jornal está andando para frente, olhando sempre para o futuro. É o grande convite que fica dentro do reposicionamento 'Vem pensar com a gente'."
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