Doug Mills / The New York Times
Doug Mills / The New York Times

Trump avançará em acordo com México 'com ou sem Canadá', diz secretário

Segundo Wilbur Ross, o Canadá 'depende muito' da economia americana, especialmente no setor automotivo, por isso teria incentivos para confirmar um acordo

Gabriel Bueno da Costa, O Estado de S.Paulo

28 Agosto 2018 | 09h44

O secretário do Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, reafirmou em entrevista nesta terça-feira, 28, à Fox Business que o governo do presidente Donald Trump está disposto a fechar o acordo comercial com o México, "com ou sem o Canadá". Segundo Ross, o Canadá "depende muito" da economia americana, especialmente no setor automotivo, por isso teria incentivos para confirmar um acordo.

Após ontem os EUA e o México anunciarem um acordo bilateral, o Canadá deve negociar nesta semana com ambos. O trio forma atualmente o Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio (Nafta, na sigla em inglês), mas Trump tem ameaçado acabar com o Nafta, privilegiando iniciativas bilaterais, ou ao menos trocar o nome Nafta e garantir mudanças nele.

Ross afirmou na entrevista que o Canadá "tem sido muito ruim com nossos fazendeiros, especialmente do setor de laticínios", o que deve ser uma demanda de Washington no diálogo desta semana.

Em vigor desde 1994, o Nafta é um acordo de livre circulação de mercadorias e serviços entre os três países da América do Norte, que movimentaram mais de US$ 1 trilhão no ano passado.

O acordo anunciado na segunda-feira, 27, eleva de 62,5% para 75% a parcela de conteúdo local na produção de automóveis. O objetivo é garantir que um maior número de veículos seja fabricado na região, com mais consumo de aço produzido localmente.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.