23 de setembro de 2021 | 19h00
No último ano, por causa da pandemia, o setor de recursos humanos das empresas passou a desempenhar um papel ainda mais importante no cuidado com as pessoas. Além de gerenciar necessidades internas, foi preciso olhar para o indivíduo por trás do funcionário, entender suas necessidades e fatores externos ao trabalho que o fazem desempenhar bem. Iniciativas de impacto são premiadas nesta quinta-feira, 23, pela Gupy Destaca, que listou os 100 melhores RHs do Brasil, dos quais oito se destacaram pela inovação.
Empresas com mais de 50 funcionários, de todos os portes e setores, podiam se candidatar para serem avaliadas em quatro categorias: atrair, desenvolver, encantar e inovar. Foram 811 inscrições, das quais cerca de 300 eram elegíveis por estarem de acordo com o formato proposto e terem sido aprovadas dentro das práticas de LGPD (veja metodologia mais abaixo). A maioria era do setor de serviços (70%) e tinha até 200 empregados (43%).
Oito empresas figuraram na categoria inovação. Em ordem alfabética, são elas: Copastur Viagens e Turismo Ltda, GhFly Network, Grupo Cataratas, Hyva, Inframerica, SLC Agrícola S.A, Usina Alta Mogiana S/A e Vivo. Os cases destacados por essas companhias têm grande foco na pessoa, seja ela funcionário, candidato ou o público geral. Diversidade também tem apelo em busca de promover inclusão de grupos minorizados.
Entre as práticas desenvolvidas, há organizações que realizam sonhos de vida dos colaboradores (uma viagem ou casamento, por exemplo), uma que promove o conhecimento e o fortalecimento das equipes pelo compartilhamento de forças e vulnerabilidades, e outra que capacita candidatos ainda no processo seletivo de modo que possam estar preparados para ingressar na companhia ou busquem outras oportunidades caso sejam reprovados. Outras iniciativas priorizam contratação de pessoas com deficiência, desempregados e mulheres.
"Nós criamos o Gupy Destaca para exaltar os RHs e as suas iniciativas que são inspiração para o futuro do trabalho, principalmente em um momento em que saber se reinventar é fundamental", comenta Guilherme Dias, cofundador da Gupy. As 100 empresas vencedoras receberão mentorias com especialistas e networking, espaço para trocas e benchmarking para melhorar processos, além de um selo que identifica o reconhecimento.
A premiação avaliou as empresas de acordo com três pilares do RH (atração, desenvolvimento e encantamento), metodologia criada pela Ideafix. Primeiro, foram coletadas informações sobre o que seria um RH inovador e inspirador por meio de pesquisa prévia com profissionais da área. Depois, com base nos resultados, foram definidas as etapas de inscrição e os critérios a serem avaliados.
Para identificar as práticas inspiradoras, elas tinham de responder perguntas fechadas que receberiam 0, 1, 3 ou 5 pontos. No caso de práticas inovadoras, os respondentes tinham de descrever exemplos que julgavam adequados. Um júri da Gupy formado por nove pessoas avaliou os casos de forma anônima e aplicaram notas de 0 a 3, chegando a 50 escolhidos. Depois, um júri externo, com três integrantes, fizeram o mesmo e elegeram oito práticas de RH inovadoras.
Confira a lista dos 100 melhores RHs, em ordem alfabética:
Quer debater assuntos de Carreira e Empreendedorismo? Entre para o nosso grupo no Telegram pelo link ou digite @gruposuacarreira na barra de pesquisa do aplicativo. Se quiser apenas receber notícias, participe da nossa lista de distribuição por esse link ou digite @canalsuacarreira na barra de pesquisa.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.