Publicidade

Prêmio reconhece os 100 melhores RHs do Brasil; 8 se destacam por inovação

Criada pela startup Gupy, premiação avaliou práticas inovadoras em gestão de pessoas e listou as 100 melhores iniciativas; destaques focam na pessoa e em diversidade e inclusão

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

No último ano, por causa da pandemia, o setor de recursos humanos das empresas passou a desempenhar um papel ainda mais importante no cuidado com as pessoas. Além de gerenciar necessidades internas, foi preciso olhar para o indivíduo por trás do funcionário, entender suas necessidades e fatores externos ao trabalho que o fazem desempenhar bem. Iniciativas de impacto são premiadas nesta quinta-feira, 23, pela Gupy Destaca, que listou os 100 melhores RHs do Brasil, dos quais oito se destacaram pela inovação.

PUBLICIDADE

Empresas com mais de 50 funcionários, de todos os portes e setores, podiam se candidatar para serem avaliadas em quatro categorias: atrair, desenvolver, encantar e inovar. Foram 811 inscrições, das quais cerca de 300 eram elegíveis por estarem de acordo com o formato proposto e terem sido aprovadas dentro das práticas de LGPD (veja metodologia mais abaixo). A maioria era do setor de serviços (70%) e tinha até 200 empregados (43%).

Oito empresas figuraram na categoria inovação. Em ordem alfabética, são elas: Copastur Viagens e Turismo Ltda, GhFly Network, Grupo Cataratas, Hyva, Inframerica, SLC Agrícola S.A, Usina Alta Mogiana S/A e Vivo. Os cases destacados por essas companhias têm grande foco na pessoa, seja ela funcionário, candidato ou o público geral. Diversidade também tem apelo em busca de promover inclusão de grupos minorizados.

Entre as práticas desenvolvidas, há organizações que realizam sonhos de vida dos colaboradores (uma viagem ou casamento, por exemplo), uma que promove o conhecimento e o fortalecimento das equipes pelo compartilhamento de forças e vulnerabilidades, e outra que capacita candidatos ainda no processo seletivo de modo que possam estar preparados para ingressar na companhia ou busquem outras oportunidades caso sejam reprovados. Outras iniciativas priorizam contratação de pessoas com deficiência, desempregados e mulheres.

Empresas eleitas com os melhores RHs desenvolvem práticas humanizadas que vão além das relações de trabalho. Foto: Unsplash/@airfocus

"Nós criamos o Gupy Destaca para exaltar os RHs e as suas iniciativas que são inspiração para o futuro do trabalho, principalmente em um momento em que saber se reinventar é fundamental", comenta Guilherme Dias, cofundador da Gupy. As 100 empresas vencedoras receberão mentorias com especialistas e networking, espaço para trocas e benchmarking para melhorar processos, além de um selo que identifica o reconhecimento.

Metodologia

A premiação avaliou as empresas de acordo com três pilares do RH (atração, desenvolvimento e encantamento), metodologia criada pela Ideafix. Primeiro, foram coletadas informações sobre o que seria um RH inovador e inspirador por meio de pesquisa prévia com profissionais da área. Depois, com base nos resultados, foram definidas as etapas de inscrição e os critérios a serem avaliados.

Publicidade

Para identificar as práticas inspiradoras, elas tinham de responder perguntas fechadas que receberiam 0, 1, 3 ou 5 pontos. No caso de práticas inovadoras, os respondentes tinham de descrever exemplos que julgavam adequados. Um júri da Gupy formado por nove pessoas avaliou os casos de forma anônima e aplicaram notas de 0 a 3, chegando a 50 escolhidos. Depois, um júri externo, com três integrantes, fizeram o mesmo e elegeram oito práticas de RH inovadoras.

Confira a lista dos 100 melhores RHs, em ordem alfabética:

  1. 1º Serviço de Registro de Imóveis de Londrina
  2. ABC Aprendiz - Centro Social de Educação para o Trabalho
  3. Aeris Energy
  4. AEVO Tecnologia da Informação S/A
  5. Afya
  6. Alpargatas
  7. Alphaville Urbanismo
  8. Ambev
  9. Ambev Tech
  10. AMcom Sistemas de Informação
  11. Araguaia
  12. Atento
  13. Beep Saúde
  14. Bem Brasil Alimentos SA
  15. Bild Desenvolvimento Imobiliário
  16. Brasil Bio Fuels
  17. Brivia Gestão Digital e Tecnologia
  18. BRLink
  19. C6Bank
  20. Caiena Desenvolvimento de Software Ltda
  21. Capemisa
  22. Carmen steffens
  23. CDL/BH
  24. Cobmax
  25. Copastur Viagens e Turismo LTDA
  26. Dasa
  27. Delivery Center
  28. Dominos Pizza
  29. Espaçolaser
  30. ESSS
  31. expresso nepomuceno
  32. Expresso São Miguel
  33. EY
  34. GeekHunter
  35. GetNinjas
  36. GhFly Network
  37. Gol Linhas Aéreas
  38. Grafeno
  39. Great Place to Work
  40. Grupo Cataratas
  41. Grupo Insigne
  42. Grupo Odilon Santos
  43. GT Consultoria
  44. Hi Technologies
  45. Hurb
  46. Hypera Pharma
  47. Hyva
  48. Ibyte
  49. Inframerica
  50. Inmetrics
  51. ISH Tecnologia
  52. JSC Contabilidade Eireli
  53. Labtest Diagnóstica S.A
  54. Linea Alimentos
  55. Loggi
  56. Lojas Quero Quero
  57. Lundin Mining
  58. Machado Meyer
  59. Meta IT
  60. Nibo Software
  61. Ocyan
  62. oi
  63. Olist
  64. OLX Brasil
  65. Pontomais Tecnologia
  66. PreparaRH
  67. Prod
  68. Qualidados Consultoria e Sistemas LTDA
  69. Raccoon Marketing Digital
  70. RB Distribuidora
  71. Ribercred
  72. Sabemi
  73. Scania Latin America
  74. Serasa
  75. Serilon
  76. Sharecare Brasil
  77. SLC Agrícola S.A
  78. Sodexo
  79. Souto Correa Advogados
  80. Stilingue
  81. Sumicity
  82. Supergasbras
  83. Totvs
  84. Tribanco
  85. Trinus Co.
  86. UNIASSELVI
  87. Unifique Telecomunicações
  88. Unimed Fortaleza
  89. Unimed Sul Paulista
  90. Usaflex Indústria e Comércio S/A
  91. Usina Alta Mogiana S/A
  92. Vezzi Lapolla Mesquita
  93. ViaSul Engenharia
  94. Vindi
  95. Vivo
  96. Volkswagen Caminhões e ônibus
  97. Volkswagen do Brasil
  98. web.art group
  99. Wipro
  100. Zup Innovation

Quer debater assuntos de Carreira e Empreendedorismo? Entre para o nosso grupo no Telegram pelo link ou digite @gruposuacarreira na barra de pesquisa do aplicativo. Se quiser apenas receber notícias, participe da nossa lista de distribuição por esse link ou digite @canalsuacarreira na barra de pesquisa. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.